06 março 2023

slow crafting...| Ecobag

med. aprox. 38x44cm + alça

ecobag *julieta*


Nos seguimento da opção em tentar levar uma vida "mais lenta" decidi aplicar o mesmo conceito a um dos meus passatempos preferidos: o artesanato. Ou seja, optar pelo slow crafting. 

Depois de algum estudo sobre o conceito, percebi que, tal como o slow living, é algo bastante adaptável a cada realidade. Assim, para mim, slow crafting consiste em:

Dedicar a cada peça o tempo que ela precisa. Sem pressas, sem correrias, até porque a qualidade leva o seu tempo. E sendo auto didata levo ainda mais tempo a conseguir atingir o grau de qualidade que defini para mim.

Tal implica diminuir o ritmo de produção, mantendo um stock mínimo de peças disponíveis para entrega imediata e só aceitar encomendas quando tiver todas as condições necessárias para a realizar em tempo aceitável. 

Fazer as peças no meu tempo, uma vez que as encomendas são, muitas vezes, por aqui, fonte de stress, há que aprender a respeitar o meu tempo. E agregado a isto fazer uma peça de cada vez, deixar de querer fazer tudo ao mesmo tempo. Isso só complica mais as coisas.

Aproveitar os picos de criatividade e energia para produzir peças novas e aprender algo novo. No artesanato, como em qualquer área, é importante mantermos um espírito aberto e em constante aprendizagem. Há sempre uma técnica que não sabemos fazer, uma ferramenta nova no mercado, uma arte nova para aprender...

Tudo isto leva, consequentemente, à diminuição do ritmo de publicação e presença nas redes sociais. Por todo o lado, os conselhos para aumentar as vendas são para uma presença constante e permanente nas redes sociais. Contudo, assistimos a um aumento exponencial de publicações redundantes e desnecessárias. Sem qualquer critério. Estar nas redes sociais, só por estar. Isto gera algum cansaço e são cada vez mais as pessoas que escolhem desligarem-se das redes sociais. Eu própria sou por mim a diminuir o tempo que passo nas redes sociais e a optar por dedicar esse tempo a coisas que me agregam mais valor. 

O objetivo com tudo isto é recuperar o prazer algo perdido em fazer artesanato. Vender sim, até porque é assim que posso comprar material, mas não há custa da minha saúde física e mental. 

O artesanato para mim é, antes de tudo, uma forma de descontrair depois de um dia ou semana de trabalho e não deve ser uma fonte de stress.

E para vocês para que serve o artesanato?









**INDISPONÍVEL**


**PEÇA UNICA**

Sem comentários:

Enviar um comentário