16 janeiro 2022

Será que não dá mesmo? | Ecobag


"2022 vai ser o ano! 
É este ano que eu vou começar a poupar!"

Todos os anos um dos objetivos mais populares é: Começar a Poupar!
No entanto, a vida acontece e rapidamente o discurso passa a ser: "Não consigo poupar! A vida está cada vez mais cara, que mal dá para pagar as contas, quanto mais poupar!"

Quando oiço este discurso não consigo não me questionar: Será que não dá mesmo para poupares? Ou não queres?

Poupar é uma tarefa difícil, desgastante, morosa e, muitas vezes, inglória e desmotivante. É a mais pura das verdades!!
Para a grande maioria de nós, que vive do seu vencimento, pede sacrifícios. Pede, sobretudo, que nos privemos daquilo que nos dá maior prazer: não viajar, não ir jantar fora tantas vezes quanto gostaríamos, não comprar roupa ou calçado, passar os dias a fazer contas...

E é por isso, que muitas vezes, este objetivo é abandonado logo nos primeiros dias do ano. Afinal de contas, início de ano também é sinónimo de aumento de preços.

No entanto, acredito que se, realmente, quisermos, todos podemos poupar. 
Todos conseguimos poupar.

É óbvio que quem ganhar um salário mínimo, com casa, carro e filhos para criar, tendo em conta o custo de vida atual, não vai conseguir poupar o mesmo valor que uma pessoa de altos rendimentos. 
É óbvio que não!
Mas com foco, disciplina, consistência e alguns sacrifícios, se realmente quiser, vai conseguir poupar para cumprir os seus sonhos.

Lembro-me sempre de uma reportagem que vi há alguns anos na televisão de uma senhora, que toda a vida tinha sido empregada de limpeza numa empresa (ou seja, rendimento muito baixo), mas tinha o sonho de quando se reformasse fazer um cruzeiro (um sonho caro!) e que conseguiu. 
E como o fez? 
Todos os meses colocava de lado 5€, o valor que podia prescindir, e quando se reformou e fez as contas percebeu que havia poupado o valor para realizar o seu sonho e ainda sobrava.

Ou seja, o ditado "Grão a grão, enche a galinha o papo." é bem verdade!
Mesmo ganhando pouco e tendo despesas, se realmente, quisermos podemos e conseguimos poupar.

E vocês? 
São poupados ou nem por isso?













 **VENDIDO**


**PEÇA ÚNICA**

Sem comentários:

Enviar um comentário