Comemora-se hoje o Dia Mundial do Livro!
Criado pela UNESCO em 1996, a data foi escolhida com base na lenda de S. Jorge e o Dragão, que diz que na Catalunha os cavaleiros, a 23 de abril, ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge (Sant Jordi) e em troca recebiam um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro.
Não é segredo nenhum que eu sou uma livrólica. Simplesmente ADORO livros!! São o meu vício!!
Sempre adorei ler, desde garota. Sempre adorei a expectativa de começar um livro novo e a tristeza de quando ele acaba. O cheiro de um livro acabado de comprar. O desfolhar sempre que acabamos uma página. As capas de livro giras que há por aí... ;-)
Sempre gostei e preferi o livro em suporte papel.
Há umas semanas atrás fizeram-me um pedido especial: uma bolsa para transportar um Kobo.
E, pela primeira vez, vi este aparelho ao vivo e a cores. E, apesar de não ter experimentado a leitura nele, confesso que não me seduziu muito. Achei o monitor muito pequeno. Sim, eu sei que podemos aumentar o tamanho das letras, sublinhar e afins, mas mesmo assim... Não me seduziu o suficiente para o aparelho entrar para a minha wishlist.
Reconheço que tem os seus benefícios: o preço dos livros; o facto de um aparelho tão pequeno conseguir conter nele uma autêntica biblioteca personalizada, ou seja, milhares de livros, o que significa uma poupança de espaço tremenda; o facto de ser um aparelho super leve...
Mesmo assim... Se ler um livro já pode ser a desgraça dos olhos de uma pessoa, estar a ler num écran com emissão de luz azulada não me parece muito mais saudável. Já chega o computador durante todo o dia e o telemóvel.
Depois adormecer com um aparelho destes nas mãos parece-me perigoso. E acreditem que eu adormeço muitas vezes a ler... E temos sempre o desfolhar, o cheiro de papel impresso, etc... a experiência de ler um livro pode despertar os 5 sentidos.
Não sei se algum dia mudarei de opinião, mas por agora vou continuar pelo livro em suporte papel, que escolho na biblioteca ou, eventualmente, compro.
E vocês são team papel ou team e-reader?
Contem-me tudo!!
A minha irmã queria-me oferecer um, mas disse-lhe que não, que também prefiro em papel. O bom disso, é que ocupa menos espaço que os livros e não são tão caros.
ResponderEliminarBeijocas
Cláudia . eutambemtenhoumblog
Pois essa é realmente uma vantagem: num mini-aparelho podemos guardar uma autêntica biblioteca de milhares de livros, mas para já também não fiquei a pensar nele... ☺️☺️☺️
ResponderEliminar