29 maio 2022

Como ter tempo para um hobby? | Porta-moedas


"Quem corre por gosto, não cansa!"

...lá diz o velho ditado...
Ter um hobby é ter uma forma de canalizar o stress a que estamos expostos diariamente.
Seja a fazer ginástica, a ler, a cozinhar, a costurar o importante é que, no meio da azáfama diária, encontremos uma hora todos os dias para nos dedicarmos a cuidar de nós, a cuidar da nossa alma.
A reencontrar e a restabelecer os nossos níveis de energia.
Quanto a mim, uma das formas que tenho de o fazer é dedicar-me aos crafts. À costura, ao ponto cruz, ao crochet...
Mas quantas e quantas vezes não damos por nós a dizer: Não tenho tempo!! Já nem consigo dedicar-me aos meus hobbies!!
Por contingências da vida, nos últimos tempos dei por mim a dizer esta frase demasiadas vezes e a ter pouco tempo para me dedicar à costura, p.e. (porque tenho de estar constantemente a montar e a desmontar a minha tenda, acabo por optar por me dedicar a projectos de fácil montagem :-D) e isso começou e refletir-se no meu dia-dia, no meu bem-estar.
Dado que me comprometi comigo própria a terminar o projecto de ponto cruz que tenho em mãos, o quanto antes, tive de realinhar o meu dia e encontrar tempo para me dedicar a ele tornou-se prioritário.
Assim lembrei-me de partilhar por aqui uns truques & dicas que nos podem ajudar a encontrar tempo, no nosso dia, para termos para nos dedicarmos àquilo que mais gostamos de fazer:
  • estabelecer uma rotina - apesar de, para muitos, o termo rotina ser algo depreciativo e mau, o certo que precisamos de uma certa rotina na nossa vida, para conseguirmos "chegar a todo o lado";
  • estabelecer o nosso bem-estar como algo prioritário- se fazer ginástica ou costurar nos faz bem à cabeça e à alma, então deve ser uma prioridade na nossa vida, no nosso dia-a-dia. Só vamos conseguir fazer tudo e ser felizes se estivermos bem física e psicologicamente;
  • estabelecer um "horário escolar" para a nossa semana - se planearmos a nossa semana distribuindo de forma equilibrada as nossas tarefas ao longo da semana, certamente que atingiremos melhor os nossos objectivos e tarefas. Não desperdiçamos tempo e ainda podemos encontrar espaço para os nossos hobbies;
  • estabelecer um mínimo diário (1hora por dia, p.e.) para nos dedicarmos aos nossos hobbies, em que nessa hora nos "obrigamos" a estar e a focar nos nossos passatempos, no nosso lazer.
A vida não tem de ser só obrigações.
Deve ser também lazer, tempo livre para nos dedicarmos ao que e a quem mais gostamos. 







**INDISPONÍVEL**

**PEÇA ÚNICA**

2 comentários:

  1. Boas dicas :)
    Eu adoro cozinhar, mas pintar os mealheiros é realmente o que me acalma mais :)

    Beijocas bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu é tudo o que meta linhas e tecidos!! 🤣🤣🤣

      Eliminar