27 janeiro 2018

Tic tac, tic tac | Relógio de cozinha


Medir o tempo é uma necessidade tão antiga quanto a Humanidade.
Conta-se que nos primórdios o Homem recorria ao sol e a sombras para marcar o tempo. Entretanto, dado a sua inutilidade nocturna, rapidamente o Homem percebeu que teria de recorrer a outros instrumentos para o fazer.
Alguns historiadores afirmam que o primeiro relógio mecânico da história tenha sido criado em 725 a.C e tratava-se de um complexo sistema de engrenagens que utilizava sessenta baldes de água, cada um representando um segundo.
Entretanto, só se tem notícias da criação de instrumento semelhante no final do século XIII. De qualquer forma, podemos dizer que os relógios até então eram bastante limitados e não apresentavam uma boa precisão e eram utilizados apenas na astronomia ou para medir o tempo de atividades específicas.
A Revolução Industrial trouxe uma nova realidade: tornou-se necessária a medição exata das horas de serviço dos trabalhadores.
Assim, em 1830, o físico italiano Giuseppe Zamboni deu uma importante contribuição para a evolução do relógio ao colocar um pêndulo à base de eletricidade para medir as horas. Isto foi o prelúdio para o surgimento dos relógios elétricos, novidade que representou uma verdadeira revolução para o campo relojoeiro.
O primeiro relógio que faz uso de cristais de quartzo para marcar o tempo foi desenvolvido em 1930, nos Estados Unidos.
Contudo, o mesmo possuía dimensões enormes e consumia muita energia.
Tal realidade só mudou a partir do desenvolvimento da eletrônica ao longo do século XX, aspeto que permitiu a criação dos primeiros relógios eletrônicos: pequenos, práticos e económicos.




Atualmente, o relógio é presença obrigatória no nosso dia-a-dia.
Seja porque nos ajuda a ter uma noção mais exata do tempo. Porque nos ajuda a controlá-lo de uma forma mais eficiente Porque nos ajuda a cumprir horários e a chegar a horas. Porque completamenta de forma perfeita o outfit do dia.
Seja porque motivo for, o relógio é essencial hoje em dia.






*INDISPONÍVEL*

Sem comentários:

Enviar um comentário