05 novembro 2018

3, 2, 1 ... reset!

Imagem: @vidaorganizadaoficial
 
"If it doesn´t challenge you, it won´t change you."

Não sei quem é o autor da frase, mas no meu entender tem toda a razão.
Aliás, se queremos crescer enquanto pessoas, indivíduos tem mesmo de ser assim.
Temos de sair da nossa zona de conforto. E acima de tudo temos de saber escolher as nossas guerras e aprender a recuar quando é necessário.
Faço artesanato desde que me lembro. Sempre foi a minha forma de lidar com o stress e a ansiedade.
No entanto, e como já por aqui contei, ultimamente dei-me conta que, muito pela minha ansiedade e mania em querer ver as coisas prontas rapidamente, percebi que comecei a "casa pelo telhado", que pus o carro à frente dos bois.
 Ora isto deu origem a várias situações:
1. aumento da ansiedade;
2. o resultado final ficava aquém do expectável;
3. muito material estragado e desperdiçado;
4. dinheiro no lixo;
5. muitos nervos e stress de cada vez que tinha de fazer um trabalho;
6. apercebi-me que me faltam básicos (como uma caixa de costura decente, p.e.);
7. muitas vezes começava um trabalho, mas porque não havia um planeamento correto, a meio tinha de parar, porque faltava material, p.e.
8. estive mais de um ano sem fazer um projeto decente e cada vez que começava um, acabava por desmoralizar.
9. o meu lado perfecionista, metódico e organizado acabava por chocar com os resultados obtidos.
10. percebi que como não estava nada organizada, sendo uma pessoa muito criativa, dei por mim a perder ideias, moldes, materiais… e isso não é bom.
11. apercebi-me que por me faltar os conhecimentos básicos (como se faz determinada técnica, como se chama determinado material) dava erros crassos e que muitas vezes destruíam as peças, por completo.
12. eu não lido bem com pressão no artesanato. Se fizer um artigo por fazer, por diversão é certo e sabido que vai sair perfeitinho e à primeira.
Ora tudo isto, acabou por gerar em mim mesma uma pressão desmesurada e estúpida (eu sei!!). Não só em publicar aqui, como em produzir peças novas.
 Para mim tanto este blogue como o artesanato servem precisamente para me acalmar, para me aliviar do stress, não para me criar mais nervos.
Aproveitando o aproximar do fim de ano resolvi parar, para refletir e fazer um reset. E foi durante a reflexão que decidi dar uns passos atrás, reconhecer as minhas fragilidades e decidi suspender as encomendas personalizadas. Decidi amadurecer mais enquanto artesã, aprender e crescer mais para assim poder criar mais e melhor. Para assim fazer um uso melhor não só do meu conhecimento como dos recursos que tenho à minha volta. Decidi retirar a pressão e ansiedade que uma encomenda personalizada me dá.
Neste momento, o artesanato tem de servir, obrigatoriamente , para me relaxar.

2 comentários:

  1. Olá,
    Também nos revemos um pouco no teu post.
    O artesanato para nós também não é o n/ "trabalho oficial" e quando temos de fazer uma peça personalizada, sentimos a mesma pressão e o pior é quando depositamos o n/ tempo (à noite e ao fim-de-semana) e o n/ carinho e a pessoa ainda desvaloriza...
    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual… sem tirar nem pôr!
      Daí a minha decisão!!
      Beijinhos grandes

      Eliminar