10 março 2020

O espaço... | ABC da Costura

Para um artesão, o seu atelier é o seu espaço de eleição.
É o lugar onde o seu mundo ganha forma, onde as horas passam sem se dar conta, onde os seus sonhos se tornam realidade, onde nascem os seus trabalhos, onde estão os seus bens mais preciosos…
Por isso, a criação deste espaço é algo que leva o seu tempo e é de suma importância para o artesão.
Quem me acompanha à mais tempo sabe que, infelizmente, ainda não tenho um cantinho a que possa chamar de atelier. Consoante a arte a que me estou a dedicar assim é o lugar onde a faço. :-)
Crochet e ponto cruz o meu lugar de eleição é o sofá.
Adoro as tardes de inverno frias e chuvosas de sofá, manta nas pernas e ponto cruz nas mãos, com o barulho da televisão de fundo.
Agora se me dedico à costura a história é outra.
Comecei por invadir a mesa da cozinha. Sempre que queria costurar era ver-me a montar a tenda pela cozinha. Mas quando chegava a hora das refeições tinha de desmontar tudo. :-)
Agora com o ferrari a coisa teve de mudar: a máquina é substancialmente mais pesada e maior. Tem mais apetrechos e pede mais espaço. Assim passei a invadir a sala de jantar.
Aqui tenho ainda outra vantagem: se não consigo terminar um trabalhinho nesse dia, posso deixar a tenda toda montada para o dia a seguir. Não preciso de arrumar tudo, para a família poder jantar. :-)
No entanto, como qualquer artesão sonho em ter um cantinho só meu.
Um lugar onde possa dar largas à minha imaginação, ter os meus materiais sempre arrumados e organizados. Um local de trabalho, um espaço de criação e como tal um local inspirador.
E sei exatamente como ele será um dia…
Funcional, espaçoso, feminino, acolhedor, minimalista. Cores claras, talvez em pastel...
Deve ter, pelo menos, uma estante para acolher os materiais, livros, revistas, uma mesa de corte, uma mesa de trabalho, um quadro de cortiça para os recados, um sofá ou cadeirão para o ponto cruz ou para as minhas leituras, uma bancada para o equipamento informático, um tapete felpudo e um bonito quadro na parede (até já sei qual será! :-) ).
Mas enquanto o dia não chega, nada como viajar no Pinterest para termos inspiração…






E vocês têm um atelier?
Um espaço só vosso, para as vossas criações?
Imagens: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário