30 junho 2019

dos telemóveis...| Bolsa para telemóvel



"Não uso telemóvel felizmente. É um vício. Ao contrário do que pensam, as pessoas perdem a capacidade de comunicação."
Manoel de Oliveira.

Eu ainda sou do tempo em que não havia telemóveis.
Para falarmos com alguém usávamos o jurássico telefone.
De deixar recados em papel para os meus pais quando saímos e não os conseguíamos contactar. Para saberem onde andávamos.
Acompanhei, portanto, toda a evolução dos telemóveis e das implicações que eles trouxeram à nossa sociedade.
Se por um lado, concordo com o benefício de estarmos permanentemente contactáveis, por causa das emergências, por outro é frustrante assistir à dependência que se criou em volta de um aparelho tão pequeno.
 



 
É comum hoje em dia vernos as pessoas a entabularem uma conversa via Facebook ou WhatsApp com uma pessoa que está à frente dela. Em vez de levantar os olhos e falar diretamente com ela.
É comum irmos a um restaurante e vermos famílias inteiras a olhar para o telemóvel, mais preocupadas em ver o que se passa nas redes sociais, do que a desfrutar do momento. Do que a criar memórias. Do que aproveitar a família e viver tempo de qualidade com ela.
Concordo, por isso, em pleno com a frase de Manoel da Oliveira.
As pessoas estão a perder a capacidade de comunicar e muito por culpa de um aparelho que, creio, que foi criado com o intuito de ser uma ajuda, mas que o ser humano rapidamente arranjou forma de se tornar um vício e uma dependência.
 
 
Cá por casa já temos telemóvel à alguns anos, mas para todos os elementos da família, sempre foi e é um aparelho utilizado apenas para as emergências.
Vivemos bem sem ele, Basta irmos para a aldeia e o telemóvel já fica completamente esquecido lá para um canto. Volta e meia nem ligado é.
Já eu sou o cúmulo do despreendimento do telemóvel. Não ligo nenhuma mesmo!
Senão vejamos... raramente atendo chamadas, mesmo da família direta (nem sequer o ouço!) e os meus amigos chegam ao cúmulo de ligar para a minha irmã para falar comigo, porque eu não ligo peva ao aparelho. :-D

 
E vocês são dependentes do telemóvel?

**DISPONÍVEL**
 
**PEÇA ÚNICA**

Sem comentários:

Enviar um comentário