08 março 2019

Sobre o dia de hoje... :-D


"Não se nasce mulher: torna-se."
Simone de Beauvoir
 
Hoje é o nosso dia!
Apesar de ser comemorado desde 1909, o Dia Internacional da Mulher só foi proclamado oficialmente pelas Nações Unidas em 1975. E, somente em 1979 foi aprovada a Convenção para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.
Deixo-vos algumas curiosidades sobre o dia:
Tudo começou... com as reivindicações das operárias de uma fábrica de têxteis em Nova Iorque, em 1857.
Revoltadas com condições de trabalho bastante precárias, as trabalhadoras fizeram greve e manifestaram-se contra os salários baixos, o excesso de horas de trabalho, e contra as más condições da fábrica.
Durante a greve deu-se um incêndio que causou a morte a cerca de 130 manifestantes.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women’s Trade Union League, que tinha como principal objectivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto.
Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
 Foi durante uma conferência mundial das organizações socialistas, decorrida em Copenhaga (Dinamarca) que a revolucionária alemã Clara Zetkin propôs o 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.
De ano para ano, esta data passou a ser assinalada em todo o mundo dando estímulo à luta das mulheres pela igualdade de direitos.
Em Portugal… a luta pela implantação da República, que levou à queda do regime fascista, contou com a ajuda das mulheres, que até 1974 não tinham muitos dos direitos que deviam usufruir como cidadãs.
 
 
 
**FELIZ DIA DA MULHER!**

Sem comentários:

Enviar um comentário